Eu tinha assistido O Poderoso Chefão (The Godfather) há uns quinze anos e na época gostei muito e sempre o considerei com um dos melhores filmes da história. Mas de lá para cá eu não assisti essa obra prima nenhuma vez e resolvi ver de novo essa semana.
Com o passar do tempo surgiram vários filmes espetaculares, mas nenhum consegue ser melhor que a magnífica produção de Francis Ford Coppola.
O filme já foi avaliado por mais de 1,5 milhões de pessoas no IMDb e atualmente conta com uma nota 9,2. Está atrás apenas de “Um Sonho de Liberdade”, com 9,3. Eu acredito que essa nota poderia ser maior pelo fato de muita gente não gostar de filmes de Máfia.
Se por algum motivo você não assistiu essa obra prima ainda, assista, você não vai se arrepender. O Poderoso Chefão está atualmente disponível na Netflix, no Telecine Play e no Prime Video da Amazon.
Você pode testar o Prime Video da Amazon por 30 dias sem pagar nada utilizando o link do botão abaixo.
Voltando à análise da obra, o filme é baseado no best-seller de Mário Puzo, mostrando o percurso de Don Corleone, o grande chefe de uma das famílias mais importantes da máfia italiana em Nova Iorque. Aos poucos essa chefia é transferida a um de seus filhos que a princípio não queria se envolver nos “negócios” da família.
São quase três horas de filme e a história se passa em vários períodos, mas é impressionante como não cansa, pelo contrário, cada cena é uma obra de arte que nos faz ficar atentos a cada detalhe.
A atuação de Marlon Brando foi impressionante, inclusive lhe rendeu o oscar de melhor ator naquele ano, no entanto ele recusou por outros motivos.
O Poderoso Chefão está em outro patamar. É possível encontrar todos os elementos que compõem uma obra prima. Trata-se de uma aula de como deve ser feito cinema com extrema qualidade.
Minha humilde nota: 10/10.
*Utilizamos links afiliados. Compre ou assine algum produto utilizando nossos links e você estará nos ajudando. Isso não afeta o preço que você pagará.